domingo, 13 de maio de 2018

A RESPONSABILIDADE É SUA - RECOMENDAÇÕES

Você já parou para pensar no porquê de Deus ter se agradado de Salomão?

"E em Gibeom apareceu o Senhor a Salomão de noite em sonhos; e disse-lhe Deus: Pede o que queres que eu te dê. 

E disse Salomão: De grande beneficência usaste tu com teu servo Davi, meu pai, como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; e guardaste-lhe esta grande beneficência, e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia. 

Agora, pois, ó Senhor meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu pai; e sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar. 

E teu servo está no meio do teu povo que elegeste; povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão. 

A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo? 

E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso. 

E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo

Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará. 

E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias. 

E, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos, e os meus mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei os teus dias."

[1 Reis 3:5-14]

Salomão pediu sabedoria a Deus. Você já orou por sabedoria?

Existe uma crise intelectual muito séria nas igrejas evangélicas brasileiras. Saiba que esta crise é responsabilidade sua também. Não culpe os pastores. Você é membro da igreja. A sabedoria e o conhecimento são parte do Mandato Cultural que Deus deu ao ser humano. Saiba que muitas vezes as editoras deixam de publicar livros robustos sobre determinados temas porque elas simplesmente não vendem. Os pastores deixam de aprofundar determinados assuntos porque acreditam que os membros não entenderão. Os membros das igrejas brasileiras parecem preocupados somente com o "leitinho espiritual". E digo com convicção que os membros de igrejas tradicionais têm muito menos desculpas para a letargia intelectual do que os membros de igrejas pentecostais e neopentecostais.

Não só há uma ocupação de futilidades, mas um problema educacional mais crônico. A educação brasileira está entre as piores do mundo! Você pode estar pensando: "é culpa do governo!" Mas lembre que a educação na Europa e nos Estados Unidos foi incentivada pela religião! Você, como cristão, tem obrigação de buscar e de construir entendimento e conhecimento! Saiba que as grandes universidades do mundo foram fundadas por pastores e seminários! A educação estatal é o assalto humanista à educação. A educação estatal é parte do problema.

Há um grande impedimento ao homeschooling no Brasil, porque muitas vezes nem mesmo os pais tiveram um preparo intelectual adequado. Mas se você está lendo este blog significa que você tem recursos suficientes para buscar melhorar seu conhecimento. Entender os métodos de educação, investir em lógica, retórica, interpretação de texto e, principalmente, gramática, são possibilidades acessíveis a qualquer um que se esforce para isso. Já prestou atenção em quão mal escrevem as pessoas das igrejas brasileiras? Se mal dominamos a nossa própria língua, como esperamos poder interpretar a Escritura, com traduções que muitas vezes requerem o conhecimento de vários idiomas?

Se não entendemos filosofia e história, como podemos aplicar pressupostos corretos para a interpretação? Como podemos defender nossa fé diante dos ataques ideológicos e filosóficos tão cruéis contra a fé cristã? Como evangelizar?

Isto também é responsabilidade sua. E quanto mais você investir nisto, mais ganhos terá, tanto pessoalmente quanto ganharão todos aqueles próximos de você.



Eventualmente aparecem jovens me pedindo indicações de leitura, ou até mesmo um cronograma de estudos. Em primeiro lugar, conheça sua própria fé. Leia As Institutas de João Calvino. Entenda o que a Reforma realmente ensinou. Há muitos ensinos na igreja brasileira que não refletem e nem honram o que a Reforma Protestante realmente ensinou. E, por favor, as 95 Teses de Lutero andam longe de explicar tudo o que você precisa saber! Nem mesmo conhecer os 5 Pontos do Calvinismo. Se você não entende nem a sua fé, que julga ser tão importante para a salvação da sua alma, por que você acha que tem a prioridade de entender assuntos como filosofia e política? Quer salvar a "cultura ocidental"? Ora, deixe-me dar um spoiler do que você encontrará neste blog: sem Cristo, não há "salvação" para o Ocidente. Parte do meu esforço aqui é demonstrar que sem Cristo é impossível haver conhecimento, filosofia, história, ordem pública, leis e autoridade. Portanto, sem Cristo, não há civilização realmente justa, ordenada e saudável possível. A crise cultural do Ocidente começou com o abandono da religião.

Depois de conhecer bem sua fé, eu recomendo que você entenda o que é cosmovisão. A cosmovisão, em si, é um conceito filosófico que foi desenvolvido com o tempo. Didaticamente, do meu ponto de vista, ele não é o ponto inicial para a compreensão da filosofia, mas é o escudo que o protegerá da grande confusão do pensamento teórico ocidental, impregnado de anti-cristianismo.

Há alguns autores já publicados no Brasil que são, se não exaustivos, pelo menos eficazes para dar ao cristão brasileiro toda a defesa intelectual de que precisa, e o norte pelo qual navegar em assuntos intelectuais. Não existe uma fórmula infalível que sirva como guia. E nem eu sou especialista em qualquer coisa. Sou apenas um esforçado autodidata, que lida com as dificuldades de quem busca a própria educação e com os próprios limites. Não espere perfeição de mim e nem que eu ofereça a lista mais perfeita do mundo. Em parte, eu apenas estou oferecendo as pistas e os autores que serviram na minha própria caminhada - se é que interessam a você. E alguns deles são de muito fácil leitura. Os que considero mais básicos são:

1. Francis Schaeffer.
2. Nancy Pearcey.
3. Gordon Clark.
4. Cornelius Van Til.
5. Herman Dooyeweerd.
6. R. J. Rushdoony.
7. Abraham Kuyper.

Compreendendo bem estes autores, penso eu, qualquer cristão pode navegar sem medo nos mais variados temas sem perder-se. Comece por Schaeffer e Pearcey; vá para Van Til e Clark depois. E só depois siga para Dooyeweerd, Kuyper e Rushdoony. Neste ponto, depois de resguardado, procure os melhores intérpretes de cada pensador, em obras secundárias, mas jamais deixando de ir para as fontes primárias. As fontes secundárias servem para ajudar a entender as fontes primárias. Você chegará nos grandes pensadores cristãos como Agostinho (se decidir não começar com ele). 
Assim você poderá estudar os filósofos gregos para conhecer os primórdios do debate. Lerá os filósofos modernos como quem disseca cadáveres putrefatos. Meu amigo Fabrício Tavares sempre reitera o papel fundamental da Literatura. Procure ler os clássicos. Entenda o valor de Shakespeare, Dostoiévski, John Milton e tantos outros. Acha que poesia é fútil? A Bíblia tem livros poéticos.

"Ah, irmão Vitor, mas é muito difícil e eu não consigo!" E quem disse que seria fácil? Você conhece alguma coisa fácil na vida? Este é o segundo spoiler: é muito difícil e você vai demorar mais de um ano para começar a entender. Por isso, não desista! Faça como Salomão e ore a Deus: "Senhor, ajuda-me a entender!" "Senhor, ajuda-me a glorificar o teu nome nestes temas tão importantes!" O esforço traz recompensas. E muitas pessoas dependem disso. O Reino de Deus depende disso. Faça isso para a Glória de Deus.

Nesta empreitada, procure entender algumas coisas importantes que estão totalmente interligadas:

1. A crítica à neutralidade da razão.
2. Os efeitos noéticos do pecado, segundo a interpretação reformada - em contraste com as demais.
3. Aprenda o que são epistemologia e metafísica!
4. Entenda os problemas da "razão autônoma" e como ela destrói a cosmovisão, prejudicando a igreja.
5. Pressupostos e interpretação.

6. As diferenças entre os pensamentos calvinista, luterano, arminiano, tomista, etc., inclusive nos temas supracitados, como metafísica.

Não desista até entender exatamente o que são todas estas coisas. Até aqui, você não estará plenamente consciente de como se guiar diante de tantas interpretações da ética, da história, da filosofia, da psicologia, da ciência, da sociologia e até da própria teologia! Leve o tempo que precisar. Eu tenho me dedicado há anos. Dedique-se, mas sem deixar que seu interesse por tais assuntos prejudiquem sua vida espiritual. Deus e sua Palavra são soberanos. Mantenha a Sola Scriptura em mente. Lendo meu blog, você entenderá que a Sola Scriptura é muito mais do que um mero conceito para o estudo de teologia.

Que Deus abençoe sua vida.

NOTA: Eu sou um zero à esquerda intelectualmente. Mas sou esforçado. Se há quem se interesse eventualmente pelos autores que eu leio e indico, aqui eu dou minha resposta. Mas tenha certeza de uma coisa: verdadeiros intelectuais são outros, nos quais me apoio. Sou só um aprendiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário